top of page

Artroplastia de joelho (prótese)

Atualizado: 10 de fev. de 2021

A cirurgia de artroplastia ou prótese de joelho é a substituição da articulação, indicada para casos de artrose avançadas, em que a articulação encontra-se muito desgastada. Essa substituição pode ser parcial, para trocar apenas as partes afetadas, ou total, quando toda a articulação original é modificada.


A prótese é feita de materiais metálicos e polietilenos e ajuda na melhora da dor e a corrigir as deformidades ósseas que a região apresenta. A maioria das próteses de joelho são fixadas com cimento cirúrgico, que é ideal para uma rápida recuperação ou para pessoas com osteoporose.



Quando a artroplastia de joelho é indicada?


O joelho é uma articulação fundamental para a realização de atividades do dia a dia, incluindo as mais básicas, como se manter em pé, andar e sentar. Ele é formado por um conjunto de estruturas que possibilitam a estabilidade do corpo e os movimentos de marcha, como ossos, cartilagens e ligamentos.


Quando algum dano ocorre nessa área, como o desgaste da cartilagem em um grau que cause muita dor e dificulte ou impossibilite a mobilidade do paciente, a artroplastia de joelho pode ser recomendada.


A substituição da área afetada por uma prótese ajuda o paciente a voltar a fazer suas atividades rotineiras sem sentir dor. Ela é indicada para casos que não melhoram com tratamentos conservadores, como remédios, emagrecimento, Fisioterapia etc.


Um dos fatores mais comuns do desgaste das articulações é o envelhecimento natural, que pode levar à degradação das cartilagens e, consequentemente, ao atrito na região afetada. Doenças como artrose e tumores também podem causar danos ósseos e nas cartilagens.



Pós-operatório


Após realizar uma artroplastia de joelho o paciente deverá iniciar as sessões de Fisioterapia o quanto antes, para realizar exercícios de ganho movimento, treino das atividades do dia a dia e, principalmente, para restabelecer o controle e força da musculatura.


Esta etapa da recuperação é essencial para que o paciente tenha estabilidade, treine seu equilíbrio e sua capacidade de mobilidade.


A volta às atividades acontece de maneira gradual, muitas vezes com o auxílio de muletas, inicialmente.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Capsulite

Whatsapp Gerf Fisioterapia
bottom of page